4ª. Revisão – 28/02/2014 d.C
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Instituição: FTT - FACULDADE TEOLÓGICA DA
TRINDADE - http://ftt.ictrindade.com.br
Disciplina: História de Israel
Carga horária: 30 horas/aula – 1º. Semestre/2014 d.C
Professor: Luís Cavalcante
E-mail: prof.luiscavalcante@bol.com.br
EMENTA
Analisar
e estudar a História de Israel até o Período Intertestamentário sob a ótica
bíblico-reformada, partindo do
pressuposto que o ser humano é um ser inerentemente e intrinsecamente religioso.
Com auxílio da hermenêutica criação-queda-redenção, ressaltaremos os aspectos
políticos, culturais, sociais, econômicos, antropológicos e sociológicos como
dimensão e consequências deste ethos
religioso. Compreender os vários períodos de formação, desenvolvimento e
decadência da nação judaica a partir do
pensamento autônomo e pensamento religioso-não-religioso.
OBJETIVOS
- Compreender o estudo da história, a historiografia, na perspectiva
reformada, precisa romper com todos os elementos epistêmicos do naturalismo
filosófico e suas variáveis pervertidas: deísmo, secularismo, marxismo,
niilismo, existencialismo, monismo panteísta oriental, nova era e
pós-modernismo (construtivismo, desconstrucionismo, ideologia de gênero,
etc...)
- Discernir que os fatos antropológicos, políticos e sociais são
oriundos e consequências do ethos
religioso.
- Entender a formação e o desenvolvimento da História de Israel como
Aliança, Pacto e Amor de Deus com um povo eleito para ser santo; culminando na
vida e obra completa de Jesus Cristo pela sua noiva e o entendimento da Igreja
como o 'novo Israel', mas, contudo insistimos junto com Paulo, que Israel
permanece eleito e ainda tem um futuro na fidelidade de Deus.
- Reconhecer os motivos que levaram a decadência da nação de Israel
até a queda de Jerusalém em 70 d.C, não apenas com um fato histórico-político,
mas, que o pecado com sua inerência de autossuficiência, prepotência,
arrogância e autonomia é a causa de toda decadência moral, social, política,
civil e econômica.
Observar a
História de Israel como ferramenta para a prática e dinâmica pastoral, social e
cultural, fornecendo dados, informações e conhecimentos sobre o comportamento
dos homens, das mulheres, das diversas instituições e divino.
- Adquirir
uma consciência teísta-teonômica de que DEUS está, realmente, operando a
salvação do ser humano no mundo em que vivemos. O Deus de Israel e do A.T não é
diferente do Deus de Jesus Cristo e do N.T. É o mesmo DEUS em toda Sagrada
Escritura.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Tema
1 – Introdução,
apresentação do curso, as avaliações, trabalhos e dinâmicas. Introdução e
apresentação da disciplina História de Israel.
Tema
2 – O
Antigo Testamento: Origem e conteúdo; Transmissão do texto hebraico; Versões e
Significado.
Tema
3 – Período
dos começos: Narrativa da criação; A queda do homem e suas consequências;
Dilúvio: o juízo de Deus contra o homem; O novo começo do homem.
Tema
4 – Era
Patriarcal: O mundo patriarcal: Mesopotâmia, Egito, Canaã. Geografia. Narrativa
bíblica: Abraão, Isaque, Jacó e José.
Tema
5 – Emancipação
de Israel – Eventos contemporâneos: Novo Reino. Religião do Egito. Data do
Êxodo. Narrativa bíblica: Opressão movida por Faraó; Preparação de um líder;
Contenda com Faraó; Páscoa; Na rota do monte Sinai.
Tema
6 – Religião
de Israel – Pacto: Decálogo. Preceitos para uma vida santa. Santuário.
Sacerdócio. Oferendas: Holocaustos; Ofertas pacíficas; Ofertas pelo pecado;
Ofertas pela transgressão; Ofertas de manjares. Festas e estações determinadas:
Sábado; Lua nova e Festa das Trombetas; Ano sabático; Ano de jubileu; Festas
anuais: a. Páscoa e Festa dos Pães Asmos; b. Festas das Semanas; c. Festa dos
Tabernáculos; d. Dia da Expiação.
Tema
7 – Preparação
para a Nacionalidade – Organização de Israel. Peregrinações pelo deserto. Instruções
para a entrada em Canaã. Retrospecto e antecipação.
Tema
8 – Ocupação
de Canaã – Memórias de Canaã; Era de conquistas: Entrada em Canaã; Conquista;
Divisão de Canaã. Governo dos Juízes: Juízes e nações opressoras; Condições
religiosas, políticas e sociais.
Tema
9 – Tempos
de Transição – Nações vizinhas. Sob a liderança de Eli e Samuel. Primeiro rei
de Israel.
Tema
10 – União de Israel sob a Liderança de Davi e Salomão – União
e expansão davídicas: Rei de Judá; Jerusalém: capital da nação; Prosperidade e
supremacia; Pecado na família real; Retrospecto e expectativa. Era áurea de
Salomão: Estabelecimento do trono; Organização do reino; Construção do templo.
Extenso projeto de construções. Negócios, comércio e rendimentos; A apostasia e
suas consequências.
Tema
11 – Reino Dividido – Cronologia. Datas importantes. Narrativa
bíblica. Eventos simultâneos: Reino da Síria e Grande Império Assírio.
Tema
12 – Secessão Nortista. Família real de Jeroboão. Dinastia de
Baasa. Governantes da casa de Onri.
Tema
13 – Legalistas do Sul. Reinado de Roboão. Abias continua a
idolatria. Asa inicia a reforma. Josafá: o administrador piedoso. Jeorão
volta-te à idolatria. Acazias promove o baalismo.
Tema
14 – “Revolução”, Recuperação e Ruína. Dinastia de Jeú:
Jeoacaz; Jeoás; Jeroboão II; Zacarias. Últimos reis: Salum; Menaém; Pecaías;
Peca; Oseias.
Tema
15 – Judá sobrevive ao imperialismo assírio. Atalia: um
reinado de terror. Joás: reforma e relapso. Amazias: vitória e derrota. Uzias
ou Azarias: prosperidade. Jotão: política contrária à Assíria. Ezequias: um rei
justo. Manassés: idolatria e reforma. Amom: apostasia.
Tema
16 – O desfalecer das esperanças da dinastia davídica. Josias:
era de otimismo. Supremacia babilônica: Jeoaquim e Zedequias.
Tema
17 – Judeus entre as Nações. Babilônia: Nabopolassar;
Nabucodonosor; Evil-Merodaque; Neriglissar; Nabonido. Pérsia: Ciro o grande;
Cambieses; Dario I; Xerxes I; Artaxerxes I; Condições do exílio e esperanças
proféticas.
Tema
18 – A Boa Mão de Deus – Jerusalém é restabelecida: Retorno da
Babilônia; Instalação em Jerusalém; Novo templo. História de Ester: Judeus na
corte persa; Ameaça contra o povo judeu; Triunfo dos judeus. Esdras: o
reformador: Retorno de Esdras; Reforma de Jerusalém. Neemias: o governador:
Comissionado por Artaxerxes; A missão de Neemias em Jerusalém; Reforma sob a
direção de Esdras; Programa e normas políticas de Neemias.
Tema
19 – Interpretação da vida. Jó: o problema do sofrimento.
Salmos: a hinologia de Israel. Provérbios: uma antologia de Israel.
Eclesiastes: uma investigação da vida. Cantares de Salomão.
Tema
20 – Profetas Maiores e Profetas Menores.
Tema
21 – Aspectos do Período Intertestamentário.
Tema
22 – Para além do exílio. Reconstrução de Jerusalém. Ageu: o
promotor do programa de construção. Zacarias: Israel no palco do mundo.
Malaquias: advertência profética final.
Tema
23 – REVISÃO
AVALIAÇÃO: Mais detalhado nos relatórios de leitura.
Textos Bíblicos para desempenho acadêmico de excelência e
filosofia educacional deste professor e desta disciplina:
Daniel 1.19 - Então, o rei falou
com eles; e, entre todos, não foram achados outros como Daniel, Hananias,
Misael e Azarias; por isso, passaram a assistir diante do rei. 1.20 - Em
toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas,
os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia
em todo o seu reino.
1 Coríntios 10.31 -
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo
para a glória de Deus.
2 Coríntios 10.3-6 – (3)
Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. (4) Porque as
armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir
fortalezas, anulando nós sofismas (5) e toda altivez que se levante contra o
conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,
(6) e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa
submissão.
Colossenses 3.17 - E tudo o que
fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando
por ele graças a Deus Pai. 3.23 - Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo
o coração, como para o Senhor e não para homens.
Referências
Bibliográficas – BÁSICA
BÍBLIA
DE ESTUDO DE GENEBRA. The Spirit of the Reformation Study Bible. 2ª.
ed. rev. amp. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil; São Paulo: Cultura
Cristã, 2009.
CRAIGIE,
Peter C. Deuteronômio: Comentários do
antigo testamento. São Paulo: Cultura Cristã, 2013.
HOLWERDA,
David E. Jesus e Israel - Uma aliança ou
duas? São Paulo: Cultura Cristã, 2005.
MERRILL,
Eugene H. História de Israel no Antigo
Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
SCHULTZ,
Samuel J., A História de Israel no
Antigo Testamento. 2ª. ed. rev. São Paulo. Edições Vida Nova, 2009.
VAUX,
Roland de. Instituições de Israel.
São Paulo: Vida Nova, 2004.
Referências
Bibliográficas – COMPLEMENTAR
BRIGHT,
John. História de Israel. São Paulo:
Edições Paulinas, 1980.
DOUGLAS,
J. D. O Novo Dicionário da Bíblia. 2
vol. São Paulo, Vida Nova, 1986.
FOHRER,
Georg. História da Religião de Israel.
São Paulo: Academia Cristã, Paulus, 2006.
FRAME,
John M. A doutrina da vida cristã: Como
viver num mundo caído em comunhão com o Deus vivo. Como tomar decisões com base
na ética. Uma análise da ética ensina na Bíblia, com destaque para os dez
mandamentos. Uma abordagem da relação entre Cristo e a cultura humana. São
Paulo: Cultura Cristã, 2013.
GERSTENBERGER,
Erhard S. (Org.). Deus no Antigo
Testamento. São Paulo: ASTE, 1981.
GUNNEWEG,
Antonius H. J. História de Israel.
São Paulo: Edições Loyola, 2005.
MESQUITA.
Povos
e Nações do Mundo Antigo. Rio de Janeiro: JUERP, 1995.
OTZEN,
Benedikt. O Judaísmo na Antiguidade: A
história política e as correntes religiosas de Alexandre Magno até o imperador
Adriano. São Paulo. Edições Paulinas, 2003.
RUSSELL,
D. S. Entre o Antigo e o Novo
Testamentos: O Período Interbíblico.
São Paulo: Abba Press, 2007.
SCHELKLE,
Karl H; Martin Metzger. História de
Israel: A Comunidade de Qumran e a Igreja do Novo Testamento. Vol. 2 . Rio
Grande do Sul: Editora Sinodal, 1972.
SIAT,
Jeannine. Religiões Monoteístas. Rio
de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.
SKARSAUNE,
Oscar. À Sombra do Templo. São Paulo: Vida, 2004.
TASSIN,
Claude. O judaísmo do exílio ao tempo de
Jesus. Coleção Cadernos Bíblicos, 46. São Paulo: Edições Paulinas, 1986.
TOGNINI,
Enéas, O Período Interbíblico, São Paulo: Edições Louvores do
Coração. 1980.
UNGER,
Merril F. Arqueologia do Velho
Testamento. São Paulo: IBR, 1989.
Meus Pressupostos Para Pesquisas Acadêmicas e Existência
Humana Reformada
METODOLOGIA DO ESTUDO E DA PESQUISA TEO-REFERENCIAL e
prática a partir dos Fundamentos Bíblico, Cristão e Apostólico e "perspectivismo frameniano" das Cosmovisões Reformada, Calvinista, Puritana,
Reformacional e Teonômica:
Gênesis 1.1 - No princípio, criou Deus os céus e a terra. 1.26 - Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 1.27 - Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 1.28 - E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. 2.15 - Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. 2.18 - Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. 2.24 - Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. 3.14 - Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. 3.15 - Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
JESUS CRISTO - João 1.1 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1.2 - Ele estava no princípio com Deus. João 1.3 - Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. João 1.4 - A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. João 3.16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.36 - Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. João 5.24 - Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. João 5.39 - Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. João 6.35 - Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. João 6.47 - Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. João 6.48 - Eu sou o pão da vida. João 6.51 - Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. João 6.68 - Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; João 8.12 - De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. João 8.32 - e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 10.10 - O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 11.25 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; João 14.6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. João 15.5 - Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 17.3 - E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Apocalipse 1.8 - Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. 21.6 - Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. 22.13 - Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.
Apóstolo São Paulo - Colossenses 1.15 - (CRISTO) Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 1.16 - pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 1.17 - Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. 1.18 - Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, 1.19 - porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude 1.20 - e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. Colossenses 2.2 (...), e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, 2.3 em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos. 2.4 Assim digo para que ninguém vos engane com raciocínios falazes. 2.8 Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; 2.9 porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. 2.10 Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade. 2.17 - (...); a realidade é Cristo (NTLH). Colossenses 3.16 - Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. 3.17 - E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. 3.23 -Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, I Coríntios 10.4 - Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas. 10.5 - e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, I Coríntios 10.31 - Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. II Timóteo 3.12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 3.13 - Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. 3.14 - Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste 3.15 - e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. 3.16 - Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 3.17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.
Enriquecidos pelas tradições:
Gênesis 1.1 - No princípio, criou Deus os céus e a terra. 1.26 - Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. 1.27 - Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. 1.28 - E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. 2.15 - Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. 2.18 - Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. 2.24 - Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne. 3.14 - Então, o SENHOR Deus disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. 3.15 - Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
JESUS CRISTO - João 1.1 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1.2 - Ele estava no princípio com Deus. João 1.3 - Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. João 1.4 - A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. João 3.16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.36 - Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus. João 5.24 - Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. João 5.39 - Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. João 6.35 - Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. João 6.47 - Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. João 6.48 - Eu sou o pão da vida. João 6.51 - Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. João 6.68 - Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; João 8.12 - De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. João 8.32 - e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 10.10 - O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 11.25 - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; João 14.6 - Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. João 15.5 - Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. João 17.3 - E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Apocalipse 1.8 - Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso. 21.6 - Disse-me ainda: Tudo está feito. Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim. Eu, a quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida. 22.13 - Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.
Apóstolo São Paulo - Colossenses 1.15 - (CRISTO) Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 1.16 - pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 1.17 - Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. 1.18 - Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, 1.19 - porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude 1.20 - e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. Colossenses 2.2 (...), e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, 2.3 em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos. 2.4 Assim digo para que ninguém vos engane com raciocínios falazes. 2.8 Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; 2.9 porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. 2.10 Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade. 2.17 - (...); a realidade é Cristo (NTLH). Colossenses 3.16 - Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração. 3.17 - E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. 3.23 -Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, I Coríntios 10.4 - Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas. 10.5 - e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo, I Coríntios 10.31 - Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus. II Timóteo 3.12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 3.13 - Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados. 3.14 - Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste 3.15 - e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. 3.16 - Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 3.17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.
Enriquecidos pelas tradições:
Agostinho de Hipona. Aurélio Agostinho (em latim: Aurelius Augustinus), dito de Hipona, conhecido como Santo
Agostinho (Tagaste, 13 de novembro de 354 — Hipona, 28 de agosto de
430), foi um bispo, escritor, teólogo, filósofo e é um Padre latino e Doutor da
Igreja Católica. Muitos protestantes, especialmente os calvinistas, mas também
os luteranos (basta recordar que Martinho Lutero era inicialmente um sacerdote
católico agostiniano), consideramos como
um dos pais teólogos da Reforma Protestante ensinando a salvação e a graça
divina.
João Calvino (Noyon, 10 de julho de 1509 — Genebra, 27 de maio de 1564) - Jurista, Teólogo, Pastor e Estadista, como modelo de Piedade Verdadeiramente Acadêmica e Intelectual. Fundador da Universidade de Genebra em 1559 com o nome de Academia de Genebra.
Abraham Kuyper
(1837-1920) – Teólogo, Pastor, Educador, Jornalista e Estadista. Fundador da
Universidade Livre de Amsterdam em 1880 e Primeiro-Ministro da Holanda entre os
anos de 1901 até 1905. Mentor da tradição neo-calvinista do Senhorio de
Cristo sobre todas as dimensões e esferas da vida humana - http://abrahamkuyper.blogspot.com
Klaas Schilder (1890-1952), é o maior teólogo cultural do círculo de reformadores desde o tempo de Kuyper, apesar de diferir de Kuyper na doutrina da graça comum, que substitui pela doutrina do mandado comum. Ele tem chamado homens de volta para a ênfase calvinista na Palavra e em sua autoridade em todas as áreas da cultura do homem. Em oposição a Hegel, que identifica DEUS com a História, Schilder defende que o céu sempre proclama a ideia fundamental de que DEUS e a criatura são distintos. Não há antítese entre DEUS e natureza; a antítese, porém, está dentro do universo, entre pecado e graça, entre CRISTO, o Restaurador do mundo de DEUS, e o anticristo, que se õpõe à obra de DEUS na História. Shilder defende que CRISTO permanece no centro da história e significa tudo após sua exaltação. CRISTO, é a chave para a cultura. CRISTO é a única fonte verdadeira da cultura.
Herman Dooyeweeerd (1894-1977) – Jurista Reformado e Filósofo Calvinista - mentor pelo desenvolvimento da "Filosofia da Ideia Cosmonômica" ou "Filosofia Reformacional" - http://hermandooyeweerd.blogspot.com
Cornelius Van Til (1895-1987) – Pastor Presbiteriano, Teólogo e Filósofo Reformado – Mentor do "Transcendentalismo Reformado" ou "Pressuposicionalismo Reformado" - http://transcendentalismoreformado.blogspot.com
Gordon Haddon Clark (1902-1984) - Teólogo e Filósofo Reformado – Mentor do "Racionalismo Cristão" ou "Pai da Filosofia do Escrituralismo", conhecido como o "Agostinho da América"- http://gordonhaddonclark.blogspot.com
Klaas Schilder (1890-1952), é o maior teólogo cultural do círculo de reformadores desde o tempo de Kuyper, apesar de diferir de Kuyper na doutrina da graça comum, que substitui pela doutrina do mandado comum. Ele tem chamado homens de volta para a ênfase calvinista na Palavra e em sua autoridade em todas as áreas da cultura do homem. Em oposição a Hegel, que identifica DEUS com a História, Schilder defende que o céu sempre proclama a ideia fundamental de que DEUS e a criatura são distintos. Não há antítese entre DEUS e natureza; a antítese, porém, está dentro do universo, entre pecado e graça, entre CRISTO, o Restaurador do mundo de DEUS, e o anticristo, que se õpõe à obra de DEUS na História. Shilder defende que CRISTO permanece no centro da história e significa tudo após sua exaltação. CRISTO, é a chave para a cultura. CRISTO é a única fonte verdadeira da cultura.
Herman Dooyeweeerd (1894-1977) – Jurista Reformado e Filósofo Calvinista - mentor pelo desenvolvimento da "Filosofia da Ideia Cosmonômica" ou "Filosofia Reformacional" - http://hermandooyeweerd.blogspot.com
Cornelius Van Til (1895-1987) – Pastor Presbiteriano, Teólogo e Filósofo Reformado – Mentor do "Transcendentalismo Reformado" ou "Pressuposicionalismo Reformado" - http://transcendentalismoreformado.blogspot.com
Gordon Haddon Clark (1902-1984) - Teólogo e Filósofo Reformado – Mentor do "Racionalismo Cristão" ou "Pai da Filosofia do Escrituralismo", conhecido como o "Agostinho da América"- http://gordonhaddonclark.blogspot.com
- "Epistemologia
Reformada" ou "Nova Epistemologia Reformada" ligado aos nomes
dos filósofos como
Alvin Plantinga (1932-)
http://alvinplantinga.blogspot.com/ e
Nicholas P. Wolterstorff
(1932-)
http://nicholaswolterstorff.blogspot.com/
- Francis Schaeffer (30 de janeiro de 1912 - 15 de maio de
1984) - foi um teólogo cristão evangélico americano , filósofo e pastor presbiteriano.
Tornou-se famoso por seus escritos e pela criação da comunidade L’Abri (do
francês, "O Abrigo"), na Suíça. Opondo-se ao modernismo
teológico, à chamada neo-ortodoxia, Schaeffer defendia uma fé baseada na
tradição protestante e um enfoque pressuposicional na apologética cristã. http://francisschaeffer.blogspot.com/
- Rousas John Rushdoony (25 de Abril de 1916 – 8 de Fevereiro de
2001) foi um pastor presbiteriano, filósofo, historiador e teólogo calvinista e
é considerado o pai da “Reconstrução Cristã” e uma inspiração para o movimento
moderno de homeschool cristão e o Teonomismo (Teonomia). Seus escritos prolíficos têm exercido
influência considerável sobre o deenvolvimento de uma Direita Cristã
Inteligente.
- John Frame - Professor de Teologia
Sistemática e Filosofia no Seminário Teológico Reformado. O Dr. Frame é um
filósofo e um teólogo calvinista, especialmente conhecido por seu trabalho em
apologética epistemológica e pressuposicional – também de teologia sistemática
e ética. Ele é um dos
intérpretes e críticos mais importantes do pensamente de Cornelius Van Til e
suas publicações incluem Van Til the Theologian, The Doctrine of the Knowledge of God, Medical Ethics, Apologetics to the Glory of God, Cornelius Van Til: An Analysis of His Thought entre muitos outros. (N.E. alguns livros de John
Frame já estão traduzidos para o idioma português como “Apologética para a
glória de Deus” e “A doutrina do conhecimento de Deus”. Veja mais obras do
autor em português aqui).
Luis Cavalcante - Tels.:
(11) 9 5475-3352 (Tim) / 9 6706-5939 (Oi) / 9 4227-5943 (Vivo)
Professor Universitário e Consultor em Inteligência
Financeira e Estratégia Empresarial;
Contabilista (Arujá/SP) e Teologia (IBAD);
Bacharel em Ciências Econômicas (UBC/UFPE/UNISANTANNA) – ( http://economiareformacional.blogspot.com );
Especializações: Administração (UNISA) – ( http://administracaoreformacional.blogspot.com
);
Educação (UNINOVE) – ( http://sofismasnaeducação.blogspot.com
) ;
Filosofia, Sociologia e Religião (UBC)
Cursei o Mestrado em Ciências da Religião pela Universidade
Presbiteriana Mackenzie
Presbítero da Igreja Presbiteriana de Osasco (IPB) – ( http://cultura-calvinista.blogspot.com
);
Professor na FTT - Faculdade Teológica da Trindade ( http://ftt.ictrindade.com.br ) e
diversas instituições.
PERFIL PROFISSIONAL:
E-mail: doutorconsorcio100@gmail.com
Skype: doutorconsorcio
Facebook: http://www.facebook.com/doutorconsorcio
SOLI
DEO GLORIA – SOLA SCRIPTURA – SOLA GRATIA – SOLA FIDE – SOLUS CHRISTUS
Missão: Desenvolver
pessoas e organizações com habilidades e competências para poupar,
investir, empreender, gerar renda e lucro com sustentabilidade a partir de
uma filosofia teo-referente.
4ª. Revisão – 28/02/2014 d.C
RELATÓRIO DE LEITURA
Instituição: FTT - FACULDADE TEOLÓGICA DA
TRINDADE - http://ftt.ictrindade.com.br
Disciplina: História de Israel - Carga horária: 30 horas/aula – 1º. Semestre/2014 d.C
Nome do Aluno:
_____________________________________
E-mail:
_____________________________________________
Telefones e Operadoras: _____________________________
Data Nasc.: ____/____/____
AVALIAÇÃO:
Entrega individual dos relatórios de
leituras conforme tabela abaixo:
ANEXAR O RELATÓRIO: Relatório de Resumo em 2 linhas de Cada Aula da
Disciplina: HISTÓRIA DE ISRAEL
Leitura complementar
e válida somente após as realizações de todas as atividades acima:
Deus endureceu o
coração de pedra de Faraó
Por Que o Mundo
Socialista Deseja Exterminar Israel?
Aiatolá: Matem todos
os judeus, aniquilem Israel
Estaria o Holocausto
prestes a se repetir?
Entebbe: A solitária
e surpreendente luta de Israel contra o terrorismo
Para os cristãos que
rejeitam Israel…
Quem afinal precisa
de Israel?
Israel moderno: o
maior milagre da história humana?
Por que todos os
cristãos precisam abraçar Israel
DECLARAÇÃO
Eu,
________________________________________________________________, declaro
diante de DEUS a veracidade destes relatórios de leituras conforme preenchido
acima.
Na Verdade de Cristo,
______________________________________
Jesus Cristo Esta Voltando!!! ¡*
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